terça-feira, 28 de julho de 2009

LECCIÓN 01 - Texto 01

Na lição o importante é identificar os artigos, pronomes e advérbios ensinados.
Se você não entendeu alguma palavra, fique calmo.

A República Oriental do Uruguai assumiu a Presidência do MERCOSUL pelo período julho-dezembro de 2009 e definiu suas prioridades para o fortalecimendo do bloco com base em uma agenda estratégica que impulsione avanços concretos nas áreas econômico-comercial, institucional, de relacionamento externo e político-social.

La República Oriental del Uruguay asumió la Presidencia Pro Tempore del MERCOSUR por el período julio-diciembre de 2009 y definió sus prioridades para el fortalecimiento del bloque en base a una agenda estratégica que impulse avances concretos en las áreas económico-comercial, institucional, de relacionamiento externo y político-social.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CARTA

Querida Maria,

Hoje é dia sete de setembro, dia da independência do Brasil. Hoje é feriado e eu não estou trabalhando. Nesse dia, há muitas comemorações aqui no Brasil. Agora estou observando os desfiles militares. Eu vi vários desfiles. Entretanto eu estou esperando para ver o desfile dos aviões. Eles cruzam o céu soltando fumaça verde, azul e amarela. Essas são as cores da bandeira do Brasil. Muitos brasileiros vão para as ruas vestidos com essas cores também.
Acontece aqui uma coisa interessante. Apesar de o hino do Brasil tocar muitas vezes durante o ano nos eventos esportivos, políticos, educacionais e religiosos, muitos brasileiros não sabem cantar o hino. O hino é muito grande e muito difícil de se memorizar. Além disso, ele foi escrito em português muito erudito e muitos brasileiros não entendem o significado das palavras do hino.

------------------------------------------------------------------------

Este é o presidente de Honduras. Seu nome é Manuel Zelaya. Ele foi expulso de seu país, mas conseguiu voltar. em Honduras, ele procurou a embaixada do Brasil. Zelaya agora é hóspede na embaixada brasileira.
------------------------------------------------------------------------
Este é o presidente do Brasil. Seu nome é Lula. Ele é muito querido aqui no Brasil. Ele é o trigésimo quinto presidente do nosso país. Ele é o primeiro sindicalista eleito presidente no Brasil. Lula perdeu um dedo da mão quando trabalhava como torneiro-mecânico.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta é a presidenta da Argentina. Seu nome é Cristina Kirchner. Antes, ela foi primeira-dama da Argentina. Cristina foi a primeira mulher eleita presidente da Argentina. Ela é a 55o. presidente de vocês argentinos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Esse é Messi. Ele é um grande jogador argentino. Atualmente, joga no time do Barcelona. Ele foi campeão olímpico em 2008 na Olimpíada de Pequim na China.

----------------------------------------------------------------
Esta é Íngrid Betancourt. Ela foi senadora na Colômbia e foi seqüestrada pelas FARC. Após anos no cativeiro, ela finalmente foi libertada.
----------------------------------------------------------------
Este é Evo Morales. Ele é o atual presidente de vocês bolivianos. Ele é o primeiro indígena a ser eleito presidente na Bolívia.
----------------------------------------------------------------
Esta é Rigoberta Menchú Tum. Ela nasceu na Guatemala e ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1992 pela sua campanha a favor dos direitos humanos.

----------------------------------------------------------------
Agora em dezembro o tempo está muito quente em Fortaleza-Ceará-Brasil. Hoje é um ótimo dia para ir para a praia. Sempre que eu vou para a praia em Fortaleza como mariscos e crustáceos como lulas, ostras e o meu prato preferido: lagosta. Também gosto muito de camarão cozido ao alho e óleo. Aqui em Fortaleza é costume comer caranguejo nas quintas-feiras. Muitos estrangeiros preferem comer o caranguejo com a casca retirada, mas a tradição aqui é servir o caranguejo cozido com casca. Demora um pouco mais para terminar, mas as pessoas dizem que tirar a casca é relaxante após um dia de trabalho. Eu nunca peço caranguejo sem casca!
----------------------------------------------------------------
Eu não posso comer crustáceos porque tenho alergia. Eu só posso comer peixe. Essa alergia me prejudica bastante. Eu só posso usar roupas de algodão por exemplo! Além disso, só posso sair de casa se eu levar uma seringa e um vidro de adrenalina porque assim, caso eu tenha uma crise alérgica, alguém poderá aplicar o remédio.

----------------------------------------------------------------

Queridos amigos,

Ontem fui a praia de Jericoacoara em Jijoca de Jericoacoara-Ceará-Brasil. há uma pedra com um furo no meio, por onde o mar entra. É muito bonita. é uma antiga aldeia de pescadores. Gostaria de ter ficado mais. Amanhã irei para a praia de Canoa Quebrada em Aracati-Ceará-Brasil. há muitas falésias. Agora estou aqui no hotel em Fortaleza descansando um pouco, porque à noite vou para um show de humor em um restaurante aqui perto. Mas vou me arrumar logo, senão chegarei atrasado. Abraços! Eu nunca me esqueço de vocês! amanhã mando um cartão postal de Canoa Quebrada.

----------------------------------------------------------------



- Bom dia! Você pode colocar combustível no meu carro?
- Seu carro funciona a álcool ou funciona à gasolina?
- Meu carro é bicombustível. Funciona à gasolina e também a álcool.
- Hoje a gasolina está mais cara que o álcool.
- Então, coloque álcool.
- Você quer que eu limpe o carro?
- Não. Eu sempre esqueço de limpar o carro e eu sei que ele está muito sujo, mas hoje
eu não tenho tempo. Amanhã eu volto aqui ao posto de combustível para fazer uma limpeza completa.
- Terminei. Foi R$ 20,00.
- isso? Foi muito barato! Você encheu o tanque?
- Sim senhor.
- Eu acho que a minha esposa colocou combustível no nosso carro e não me avisou. Está aqui o cheque. Bom trabalho!
- Volte sempre!
------------------------------------------------
Briga de marido e mulher

José, eu acho que nós precisamos fazer uma reforma nessa casa?
Uma reforma? A casa está ótima!
Não está não. Esses nossos móveis são muito antigos. Essas cores são muito antiquadas.
Querida, nossos móveis são ótimos! Veja o nosso guarda-roupa! Ele está funcionando! As roupas estão bem guardadas dentro. Não precisa trocar.
Guarda-roupa? você chama esse lixo de guarda-roupa? As gavetas estão emperrando. As fechaduras estão enferrujadas, o espelho está quebrado e ele cheira a mofo. E veja o aspecto dele! A minha vizinha entrou aqui e perguntou se eu estava guardando pra usar como caixão de defunto! A minha casa virou piada na vizinhança! Veja essa cama! Essa cama está horrível! Você sente dores de coluna por causa dessa cama e desse colchão velho. Esse colchão é muito desconfortável, as molas fazem barulho e parece que eu estou deitada sobre espinhos!
Querida, esse colchão foi presente da minha mãe. Eu não posso jogar fora!
Querido, no natal passado eu dei um par de chuteiras a você e você jogou fora!
Querida, aquelas chuteiras foram muito usadas e já estavam gastas. Eu estava escorregando quando eu ia jogar bola.
Querido, esse colchão também foi muito usado e já está gasto. Se você gosta tanto dele, fique dormindo aí sozinho, porque eu vou dormir no sofá!
Certo querida! Nós vamos trocar o colchão! Você está satisfeita?
E essa televisão? Você disse que ia comprar uma televisão nova igual aquela televisão do seu amigo. Aquela sim é uma televisão! Essa aqui vive fora do ar. Você sempre diz que não consegue ver o futebol!
Querida, como eu vou comprar todas essas coisas!? Eu não tenho dinheiro!
Não tem!? Mas você comprou uma televisão nova para a sua ex-esposa! Comprou um microondas e uma cafeteira nova para sua mãe. E aqui em casa? E aqui em casa? Essa casa parece um museu. há coisas antigas. Na casa da sua ex-esposa há tudo de novo e moderno! Ela me convidou e eu visitei ela ontem!
Você foi ontem para a casa da Joana?
Sim! Eu fui! Eu fui e vi que você comprou um video game para seu outro filho. Mas para o nosso filho... o João se veste com trapos e você mal compra umas bolas de gude para ele. Já o seu outro filho vive com mordomia.
Trapos? Eu paguei mais de 200 reais em prestação de roupas do nosso filho. Aquela viagem que ele fez para Jericoacoara? foi eu quem paguei. E aqueles sapatos novos que ele está usando? Também fui eu quem comprei! E aquele curso de mergulho que ele quis fazer em Fernando de Noronha? fui eu quem paguei! Como você pode falar isso? O problema é que agora eu não tenho dinheiro porque o seu irmão, que é um folgado, vive pedindo dinheiro para mim, mas não me paga.
Não fale assim do Antônio! Ele é muito esforçado!
E porque ele não trabalha? Eu conheço ele há mais de 15 anos e nunca o vejo trabalhando. Aquele seu irmão pegou dinheiro meu emprestado e ainda não me pagou. Se ele me pagar eu compro móveis novos.
O Antônio é muito esforçado! Ele não consegue arrumar trabalho porque falta empregos! O mundo está em crise!
O mundo está em crise e você quer que eu compre tudo novo? Pois eu acabei de arrumar um emprego pro seu irmão! Diga a ele que ele pode me pagar parte da dívida com trabalho. O quintal está sujo! Diga a ele que ele pode começar agora! Assim nós começamos a reforma da casa! Eu arrumo trabalho pro seu irmão, você vai ter nossa casa arrumada e seu irmão me paga! Tudo resolvido. Quero que ele polde aquela árvore perto do muro, limpe a piscina, apare a grama e tire aquelas teias de aranha dos livros empoeirados da biblioteca!
... continua nos próximos textos das outras lições
----------------------------------------------------------------------------------------------------

El protagonismo de Brasil en Honduras modifica su tradición

Reorientación de Itamaraty. Además de liderar la Unasur, el presidente Lula proyecta a su país como protagonista crucial de la crisis centroamericana.

Ahora Brasil ha salido del Sur y se ha tornado un protagonista fundamental de la principal crisis de América latina del Norte. Está en el centro de los acontecimientos en Honduras. No actúa en forma compartida o multilateral, sino individualmente, como gran potencia.
Es una novedad histórica. Brasil es hoy la representación de la comunidad internacional en una crisis que se profundiza, se polariza y escala.

Por: Jorge Castro
Fuente: ANALISTA
Clarín
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Argentina solicita à ONU expansão de seu território até as Malvinas

Governo de Cristina Kirchner quer ampliar seu território marítimo em 1,7 milhões de quilômetros quadrados.

O governo da Argentina solicitou formalmente à Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (22), a ampliação de seu território marítimo em 1,7 milhão de quilômetros quadrados, em uma tentativa de aumentar o limite de 4,8 milhões de quilômetros quadrados de leito e subsolo oceânicos que pertencem ao país, informou o Ministério das Relações Exteriores argentino.

O território requisitado pelo país inclui as ilhas Malvinas (Falkland, para a Grã-Bretanha), Georgia e Sandwich do Sul, pelas quais a Argentina mantém uma disputa com os britânicos por mais de 170 anos.

A disputa culminou com a Guerra das Malvinas, em 1982, e a soberania argentina sobre estes territórios é uma das principais bandeiras da política externa do governo da presidente Cristina Kirchner.

A Argentina realizou um ato de afirmação soberana de seus direitos (…) para fixar de forma definitiva e obrigatória a extensão geográfica de todo o território nacional”, diz um comunicado divulgado pelo ministério.

A usurpação britânica de 1833 e a ocupação ilegal de parte do território nacional argentino levaram a comunidade internacional a insistir que o Reino Unido deve negociar com a Argentina a solução para a disputa da soberania (das ilhas), expressamente reconhecida pelas Nações Unidas e outros organismos internacionais”.

Trabalho científico
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do país, a documentação apresentada à Convenção da ONU sobre Direito do Mar (Convemar), nesta terça-feira, é um trabalho científico e técnico de “onze anos de defesa da soberania nacional”.

A solicitação reúne 840 kg de documentos e foi entregue à Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU - órgão técnico da Convemar.

Pela Convenção da ONU sobre Direitos do Mar, um país pode estabelecer o limite de sua plataforma até chegar a 200 milhas náuticas.

O governo argentino quer, no entanto, que seus direitos soberanos passem de 200 milhas para 350 milhas náuticas.

A Argentina solicita também os direitos sobre a exploração dos recursos naturais destes territórios.

A reclamação argentina à ONU inclui ainda o chamado Setor Antártico, que o país disputa com Grã-Bretanha e Chile.

No comunicado, o governo argentino ressaltou declarações do ministro das Relações Exteriores, Jorge Taiana, sobre a iniciativa. “Nosso país realiza, desde 1998, um profundo e acabado trabalho científico e técnico com o critério mais conveniente para garantir a maior extensão possível (de território)”.

BBC

---------------------------

Malvinas têm sonho bilionário
Pré-Sal argentino: malvinas repousam sobre 18 bilhões de barris de petróleo.


As brocas estão prontas para perfurar, mas os barões do petróleo enfrentam obstáculos ambientais e a fúria da Argentina

Fonte: Gazeta do Povo - RPC

A conversa de início de noite no bar Victory, em Port Stanley, Ilhas Malvinas, costumava ser sobre a pesca de lula ou o itinerário dos navios-cruzeiro. Esta realidade mudou. Hoje, entre uma lata e outra de cerveja britânica, os ilhéus possuem algo muito mais interessante para discutir: petróleo.

De acordo com as últimas pesquisas sísmicas, as Malvinas repousam sobre 18 bilhões de barris de petróleo. Companhias de prospecção que operam nas ilhas declararam planejar o início das perfurações ainda neste ano.

Os mais de 3 mil habitantes das ilhas fazem as contas e contemplam a possibilidade de serem uma das populações mais ricas do planeta. "Mesmo que eles (poços de petróleo) produzissem (apenas) um bilhão de barris, os impactos em termo de renda per capita nas Ilhas Falklands seria algo estrondoso", declarou Sam Moody, diretor executive da Rockhopper Exploration, uma das três empresas com direitos de explorar os recursos minerais das ilhas.

Os malvineses, por sua vez, ainda não podem se considerar os barões sul-americanos do petróleo. Existem vários obstáculos antes que isto se concretize. O primeiro seria saber se as estimativas refletem a realidade – e para isto seria necessário um poço para perfurações preliminares.

Durante o boom do preço do petróleo, os poços eram proibitivamente caros, chegando a custar mais de US$ 600 mil por dia. Com a queda dos preços, os poços voltam a ser uma alternativa viável, e várias concessionárias acreditam que irão conseguir ao menos um.

Atualmente, as empresas de prospecção são ferinas e controlam o preço do mineral gota a gota. Ben Brewerton, porta-voz da Falklands Oil and Gas, declara que as perfurações seriam viáveis mesmo que os preços fiquem pouco abaixo dos US$ 20 o barril, dado o tamanho da jazida que se espera encontrar. O risco de vazamentos e outras tragédias ambientais representa uma outra ameaça ao progresso da indústria petrolífera. Além de ser um santuário para pinguins e focas, as Malvinas são o lugar escolhido para a reprodução da maior população de albatrozes de testa negra do mundo.

Phyl Rendell, diretor dos recursos minerais e agrícolas das Malvinas, declarou que as autoridades das ilhas estão exigindo que as empresas de exploração de petróleo cumpram os mais rigorosos requerimentos ecológicos. As maiores preocupações são, todavia, políticas.

A Argentina, país que travou uma sangrenta guerra contra o Reino Unido em 1982, pelo controle das ilhas, fica a menos de 500 quilômetros de distância. "Não importa o que aconteça nas Malvinas, quer seja uma maior exploração dos recursos naturais ou um fortalecimento democrático, os argentinos vão reclamar disto", reclama Mike Summers, membro da assembleia legislativa das Ilhas Malvinas.

Na Argentina, a tensão é ainda maior. O ministro das Relações Exteriores abandonou as negociações conjuntas com o Reino Unido sobre a coordenação da exploração de petróleo no Atlântico Sul.

O ministro foi ainda mais longe: impediu que qualquer empresa que esteja envolvida na exploração de petróleo nas ilhas atue em solo argentino.

Mais dinheiro

Mas os moradores das ilhas já especulam como o dinheiro extra trazido pelo petróleo deverá ser gasto. De acordo com as empresas de exploração, as ilhas devem receber 21% das receitas em forma de impostos de 9% em forma de royalties sobre todo o óleo e gás produzidos. Oficiais do governo britânico estão estudando as experiências de outras comunidades pequenas que ficaram ricas com o petróleo como as das Ilhas Shetland, que se beneficiaram do boom do petróleo no Mar do Norte e utilizaram a bonança trazida pelo mineral para criar e custear um fundo de apoio a centros de lazer e outros projetos comunitários. O mesmo poderia acontecer nas Malvinas.

As ilhas não dispõem de teatros, contam com apenas poucos restaurantes e possuem uma vida noturna pouco agitada. Uma malha de estradas mais abrangente e um porto maior também aparecem na lista das benfeitorias mais desejadas pelos ilhéus. Um cinema seria uma verdadeira dádiva: para ver uma projeção em tela grande os habitantes precisam enfrentar 35 km de estrada de chão até a base militar da ilha principal.

"Podemos listar uma enormidade de benfeitorias que precisamos. Nem vacas temos nas ilhas”, revela Adam Cockwell, um operador de ferryboat. Pelo menos por enquanto, a população decidiu não contar com promessas do futuro próximo. Como Rendell mesmo disse: "Temos sido cuidadosos em não contar com algo que podemos não conseguir jamais".

7 comentários:

  1. hehehe isso de marido e mulher ê muito gracioso eu estoy prendiendo falar no português e entendo bem senao escrivo bem ....

    ResponderExcluir
  2. waaau estoy enendiendo algunas partes y otras mejor estoy felis de entender

    ResponderExcluir
  3. no se nada del portugués, hablo el español, pero si entiendo bastante este idioma, aunque me encanta, es mi idioma preferido..!!!! quiero conocer gente de Brazil este es mi facebook: https://www.facebook.com/abdieljose.gonzalezsanchez

    ResponderExcluir